FREI JESUALDO RIOS (José Enéas Rios)
Foi acolhido no convento ainda jovem com apenas vinte anos de idade, como vinha do interior e tinha pouco estudo foi direcionado para ser irmão leigo, vestindo o hábito capuchinho no dia 05 de janeiro de 1947 em Guaramiranga fazendo sua primeira profissão no ano sucessivo.
Terminado o noviciado foi enviado para Messejana para exercer o ofício de alfaiate e auxiliar na formação dos seminaristas como prefeito de disciplina do Seminário Seráfico. Residiu em várias fraternidades como porteiro, cozinheiro, roupeiro e alfaiate, mas o convento de Messejana foi a fraternidade em que viveu a maior parte de sua vida.
Desde o início, seu grande sonho era ser sacerdote, de modo que nas horas vagas estudava, assim, fez o curso ginasial por correspondência. Com a permissão dos superiores frequentou o curso de Teologia para leigos no Instituto de Ciências Religiosas (ICRE) de Fortaleza de 1979 a 1981.
Foi ordenado presbítero no dia 12 de outubro de 1981 por Dom Frei Timóteo Nemésio Cordeiro na Igreja matriz de São Sebastião em Parnaíba-PI. Como sacerdote, trabalhou em Parnaíba, Juazeiro e Messejana.
Todavia, imagem que ficou é de um irmão bom cozinheiro e um excelente alfaiate com razoável cultura para os padrões da época e que no final da vida se sentiu realizado por ter sido sacerdote do Altíssimo.
Vítima da diabete, companheira por mais de 30 anos entregou placidamente sua alma ao Senhor para celebrar a Eucaristia em plenitude.
Faleceu aos 63 anos de idade.