Um estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento apontou que 1 em cada 50 pessoas na região metropolitana de saúde do Rio Grande do Sul vive com HIV. A pesquisa, que analisou 11 municípios, identificou uma prevalência de 1,64% do vírus – 64% acima do limite considerado controlado pela OMS, configurando uma epidemia generalizada.
Dentre os diagnosticados, um terço desconhecia sua condição, indicando transmissão silenciosa e defasagem na testagem. No estado como um todo, a prevalência foi de 0,99% em quase 8 mil participantes. O estudo também visa subsidiar políticas públicas baseadas em evidências para reduzir desigualdades sociais na região.
Além do HIV, a pesquisa destacou altas taxas de outras ISTs, como sífilis.
“Existe um tabu muito grande ao redor da doença e isso faz com que as pessoas diagnostiquem menos e tratem-se menos, se previnem menos. Assim, os números só tendem a crescer”, afirma Eliana Wendland, coordenadora da pesquisa.
Mais informações: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/uma-a-cada-50-pessoas-tem-hiv-na-regi%C3%A3o-metropolitana-do-rs-diz-estudo-1.1634879
Foto: Camila Cunha
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)