Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Bruno e Frei Rafael serão ordenados presbíteros

10/11/2020 - 10h00
Os religiosos serão ordenados em suas respectivas paróquias natais, nos dias 21 e 22 de novembro de 2020, pelo bispo da Diocese de Vacaria.

Com muita alegria a Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, juntamente com a Diocese de Vacaria e as Famílias: Brusso, De Lima, Perondi e Agostineto, comunicam que o Frei Bruno Agostineto e o Frei Rafael de Lima serão ordenados presbíteros.

A Ordenação do Frei Bruno Agostineto será realizada no dia 21 de novembro, às 16hs, na Paróquia Santo Expedito, no município de Santo Expedito do Sul – RS. E será transmitida pela Página Freis Capuchinhos (acesse aqui) . O lema que Frei Bruno escolheu para seu ministério presbiteral é: “Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz”.

Já a Ordenação do Frei Rafael de Lima será realizada no dia 22 de novembro, às 9h, na Paróquia Santo Antônio, no município de Lagoa Vermelha – RS. E será transmitida pela Página da Tua Rádio Cacique (acesse aqui) . O lema que Frei Rafael escolheu para seu ministério presbiteral é: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi.” (Jo 15,16).

Ambas as celebrações serão presididas por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria – RS. E, devido a pandemia do coronavírus, a presença em ambas celebrações será restrita aos Freis, Familiares próximos de Bruno e Rafael, e para a Comunidade Local.

A primeira missa de Frei Bruno está prevista para o dia 22 de novembro, às 19hs, na Paróquia Santo Expedito, em S. Expedito do Sul. E a primeira missa de Frei Rafael está prevista para o dia 24 de novembro, às 20, na Igreja Matriz Santo Antônio, em Lagoa Vermelha.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE OS FUTUROS PRESBÍTEROS

 

FREI BRUNO AGOSTINETO, nasceu em 11 de agosto de 1990 na cidade de São José do Ouro - RS. Desde criança alimentava dentro de si o desejo de servir a Igreja de forma mais intensa. Ingressou com os Capuchinhos no ano de 2006, no Convento Santo Antônio, em Vila Flores - RS, na etapa do aspirantado. No segundo semestre do mesmo ano, passou a residir na Casa de Formação Nossa Senhora de Lourdes em Veranópolis - RS, onde concluiu o Ensino Médio. No ano de 2009, prosseguindo com a caminhada formativa, passou a residir no Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha - RS, na etapa da Iniciação, atualmente Postulado 1. Em 2010, residiu em Caxias do Sul - RS, na Casa de Formação Santa Fé, vivenciando seu postulado (hoje Postulado 2), por um tempo de 8 meses. Ainda em 2010, no dia 04 de outubro, ingressou no ano canônico do noviciado, residindo no Convento São Boaventura em Marau - RS. Sentindo-se chamado a viver de forma mais intensa a vida capuchinha, foi no noviciado que frei Bruno aprofundou os valores franciscanos da fraternidade, minoridade, oração e missão apostólica. Professou seus Votos Religiosos Simples em 4 de outubro de 2011, também em Marau.

Após o noviciado, passou a residir em Santa Maria - RS, na Casa de Formação Divino Mestre. Ali iniciou a etapa formativa do pós-noviciado (ou juniorato) onde, de 2012 a 2015, estudou Filosofia na Universidade Franciscana – UFN, atuando ao mesmo tempo na pastoral, junto à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Concluído os estudos filosóficos, de 2016 até final de 2019, residiu em Canoas - RS, junto à Fraternidade Santo Operário, na casa São José. Neste tempo estudou Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF e atuou na pastoral junto à Paróquia São Pio X. No ano de 2018 professou os Votos Religiosos Perpétuos, na Comunidade São José, em Canoas. No ano de 2019 esteve atuando como Orientador Espiritual Provincial do Grupo TAU-04 (Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis) que pertence ao Movimento da Juventude Capuchinha. Em 14 de dezembro de 2019 foi ordenado diácono na Igreja São Pio X em Canoas – RS, pelas mãos de Dom Cleonir Paulo Dalbosco, bispo de Bagé – RS. Na celebração de sua ordenação diaconal recebeu a obediência, do Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto, de atuar como Coordenador no SAV – Serviço de Animação Vocacional – dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. A partir de 2020, frei Bruno passou a residir na Fraternidade Formativa Santa Fé, em Caxias do Sul, atuando no SAV, também exercendo a missão de vice mestre dos postulantes que ali residem.

FREI RAFAEL DE LIMA, nasceu  em 9 de junho de 1989 na cidade de Lagoa Vermelha - RS. Na juventude em um encontro do grupo de família, após contribuir na reflexão de uma passagem Bíblica, uma senhora lhe diz que ele “daria uma bom Padre”. Com esta frase e o exemplo do Tio avô Padre Pedro Gaiardo, descobriu em sua vida um novo caminho. A motivação de se tornar Frei Capuchinho veio pelo exemplo e incentivo dos freis Amâncio Macagnan e Celestino Mazzarolo. Para ser Frei, Rafael deixou a faculdade de História, que cursava.  Ingressou com os Capuchinhos no ano de 2010, junto à Fraternidade do Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha, vivenciando a etapa do Postulado 1, onde conheceu mais de perto a vida dos Capuchinhos. No ano de 2011, sendo o único postulante da Província do Rio Grande do Sul, foi enviado para residir e vivenciar a etapa do Postulado 2, na Custódia Provincial dos Freis Capuchinhos do Brasil Oeste (que abrange os estados do Mato Grosso e Rondônia). Lá residiu na Casa de Formação São Francisco de Assis, em Cuiabá – MT. Ainda em 2011,  no dia 04 de outubro, ingressou no ano canônico do noviciado, junto à Fraternidade do Convento São Boaventura em Marau. Professou seus Votos Religiosos Simples em 04 de outubro de 2012, também em Marau. 

Após o termino do noviciado, foi residir em Pelotas - RS, no Convento São José, Bairro Fragata. Lá iniciou a vivência da etapa formativa do pós-noviciado, estudando Filosofia na Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, no período de 2013 a 2015, também atuando na pastoral, junto à Paróquia São José. Concluindo os estudos filosóficos, passou o período de 2016 até 2019, na Fraternidade Santo Operário, residindo na Casa São José, em Canoas. Neste tempo estudou Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTEF e atuou na pastoral junto à Paróquia São Pio X. No ano de 2018 professou os Votos Religiosos Perpétuos, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Canoas. Em 14 de dezembro de 2019, foi ordenado diácono na Igreja São Pio X, em Canoas – RS, pelas mãos de Dom Cleonir Paulo Dalbosco, bispo de Bagé – RS. Na celebração de sua ordenação diaconal recebeu a obediência, do Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto, de atuar como vigário paroquial na Paróquia São Luiz Rei, no município de Ipê – RS. A partir de 2020, frei Rafael passou a residir na Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Ipê, atuando como vigário na paróquia local. Exerce também a missão da economia fraterna do convento e integra a Equipe de Assessoria de Mídias dos Capuchinhos do RS.

 

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES 

 

O Papa Francisco certa vez disse: “As vocações nascem da oração e na oração. E só na oração podem perseverar e dar frutos”. Por isso rezemos:

Jesus Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis, como apóstolos leigos, como diáconos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a Humanidade. Amém. 

Nos dias 21 e 22 de novembro lembre-se de fazer uma especial prece por nossos confrades, Frei Bruno e Frei Rafael, na intenção de sua vocação e nova missão como presbíteros da Igreja. Gratidão! 

PAZ E BEM! 

 

 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário